No último dia 9 de agosto, o Governo do México anunciou o embargo de viajantes brasileiros que não apresentassem visto físico impresso no passaporte. Desse modo, o acordo que previa o visto eletrônico para a entrada no país, havia sido derrubado.
Entretanto, o Itamaraty conseguiu negociar com o governo mexicano, que concedeu uma exceção na medida, determinando que o viajante que conseguir o visto eletrônico para aquele país até dia 17 de agosto, terá entrada permitida até 16 de setembro.
A cônsul honorária do Brasil em Cancún, Lilian Zanon, que também é a diretora do receptivo AT Travel, divulgou essas informações: “O visto eletrônico emitido até 17 de agosto valerá por 30 dias a contar da sua data de emissão para poder ingressar no México”.
Zanon ainda afirma que a medida foi mudada, graças à intervenção do Itamaraty e que essas atualizações estarão, provavelmente, disponíveis no site oficial do Consulado do México no Brasil.
Rio de Janeiro: Consulado do México
Quem tem tentado entrar em contato por e-mail com o consulado do México no Rio de Janeiro, tem recebido uma resposta padronizada com orientações e informações já atualizadas, ou seja, informando que os vistos eletrônicos emitidos antes de 18 de agosto serão válidos até 16 de setembro.
O e-mail ainda afirma que, para conseguir o visto eletrônico até a data limite, 17 de agosto, é necessário fazer o agendamento do atendimento, além de que não serão feitos atendimentos sem o agendamento prévio.
Também não serão liberados “vistos de emergência”, nem serão feitos agendamentos por email, segundo a resposta do órgão.
Ainda, a mensagem lembra, que quem possui visto vigente no Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Grã Bretanha, Irlanda do Norte, Japão e demais países do Espaço Schengen, assim como nos países integrantes da Aliança do Pacífico, não precisam de visto.
Outro alerta dado pelo e-mail do Consulado mexicano do Rio de janeiro é de que não sejam adquiridas passagens aéreas ou pacotes de viagem com destino para o México antes de conseguir o visto físico para aquele país.
Leia também: Confira 11 restaurantes de Salvador que estão entre os melhores do país
Siga nosso Instagram: @balityviagens