Suspensa desde 2020, a temporada brasileira de cruzeiros vai finalmente voltar a ativa. Durante 31 de outubro de 2021 a 19 de abril de 2022 os portos voltarão a funcionar.
No entanto, vale lembrar que a rotina não será a mesma de antes da pandemia. Todos os processos deverão acontecer de forma diferente, desde a hora do embarque até mesmo tudo o que ocorrer dentro do navio. Isso tudo para entrar em sintonia com os protocolos de segurança contra o covid-19.
As próprias companhias e a Clia Brasil estabeleceram os protocolos e práticas que estão em análise pela Anvisa.
Confira a seguir alguns dos protocolos que irão entrar em vigor na próxima temporada de cruzeiros.
Embarque de pessoas
Haverão testes antes do embarque em todos os hospedes, além de uma triagem em cada porto que o navio parar. A tripulação dos navios ainda fará testes antes de embarcar, ao chegar no avião e ao aterrissar no destino final. Além disso, testes semanais a bordo também irão acontecer.
Menor capacidade a bordo
Mesmo liberadas, as viagens nos navios poderão acontecer apenas com 70% da lotação máxima permitida, para então garantir toda a segurança para os passageiros.
Rotina a bordo
Dentro do navio cruzeiro será imprescindível utilizar máscaras, manter distanciamento social além de haver desinfecção constante dos ambientes para garantir a segurança.
Saúde a bordo do navio
Haverá corpo médico a bordo para avaliar constantemente os passageiros e tripulação, além de cuidado contínuo para sempre manter a segurança e conter possíveis problemas.
Além disso, protocolos de segurança e até mesmo cancelamento de reembarque para os que não cumprirem as recomendações está entre as regras.
Vale lembrar que cada uma das companhias terá seus próprios protocolos e programas de saúde e segurança para serem aplicadas juntamente com as medidas já definidas pela Clia Brasil.
Leia também: 5 maneiras de ser mais produtivo no Home Office
Siga nosso Instagram: @balityviagens