Foi desenvolvida ferramenta, pela IATA, para cálculo e medição da emissão de CO2 por viajante embarcado nos aviões. Leva-se em conta informações prestadas por diversas companhias aéreas no mundo, com o objetivo de calcular e quantificar as emissões, buscando o entendimento sobre o impacto ambiental da indústria aérea.
A IATA informa que há a exigência, por parte do público geral e operadores de viagens, sobre as emissões do gás nos voos. Para que essa informação seja prestada, é necessária a padronização do cálculo, para garantir sua precisão, sendo muito útil ao setor corporativo, uma vez que o cálculo será base para estabelecimento de metas voluntárias para a redução de emissões.
O diretor geral da associação, Willie Walsh, diz que as companhias executaram um trabalho conjunto, por meio da IATA, para que se desenvolvesse a metodologia, a qual é precisa e transparente, utilizando de todos os dados operacionais das próprias empresas. Tal metodologia oferece cálculo de CO2 preciso para que possa se tomar decisões, por pessoas e empresas, fundamentadas sobre como voar de forma mais sustentável, incluindo decisões sobre investimentos em compensação voluntárias de carbono ou uso de combustível sustentável de aviação.
São levados, em consideração, os seguintes fatores, na metodologia:
- Alinhamento da medição de combustível com a compensação de redução de carbono para a aviação internacional (CORSIA);
- Objetivo de cálculo de emissões de CO2 para as atividades de voos das companhias;
- Orientação relativa às emissões não relacionadas a CO2 e índice de força radiativa (RFI);
- Princípio de cálculo baseado em peso, alocação de emissão de CO2 por passageiro e carga no porão de aeronave;
- Peso do passageiro, usando peso real e padrão, como orientação;
- Fator de emissões para conversão do consumo de combustível de aviação para CO2, de acordo com CORSIA;
- Peso e multiplicadores da classe da cabine para refletir a diversidade de configurações de cabines das companhias;
- Orientação sobre SAF e compensação de carbono, fazendo parte do cálculo de CO2.
Acrescenta, o diretor, que a aviação possui o compromisso de zerar as emissões líquidas até 2050 e, criando um padrão aceito pelo setor para o cálculo, está se colocando em prática o suporte essencial para o atingimento da meta. Tal metodologia de cálculo, é ferramenta mais confiável e está pronta para ser adotada pelas companhias, agentes e viagens e passageiros.
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