Conforme dados do escritório AG Imigration, a espera para a marcação de entrevista no Consulado dos EUA no Rio de Janeiro é de 454 dias. Este é o posto consular com mais espera para agendamento de entrevista para obtenção de visto de turismo.
De todas as solicitações, 92% são de vistos turísticos, sendo que nos primeiros cinco meses do ano, foram 319 mil vistos B1/B2 emitidos. No ano passado, no mesmo período, foram apenas 978.
Os Estados Unidos são o maior destino turístico de brasileiros, porém, para este ano, quem quiser viajar, deve aguardar, segundo recomendação. Não se deve comprar passagens aéreas ou reservar hotéis, sem a confirmação da aprovação do visto.
MAIOR FILA
O prazo de 454 dias para a entrevista é o maior do país, seguido por Porto Alegre com 406 dias, São Paulo com 365, Brasília com 314 e Recife com 307. Os oficiais consulares no Brasil se esforçam para reduzir os números, sendo esta uma demora circunstancial, com o represamento de pedidos nos dois anos de pandemia, comenta o sócio da AG Imigration.
Porém, nas representações na América do Sul, o tempo é maior. No serviço consular em Buenos Aires, a espera é de 504 dias, em Bogotá 738 e Santiago, 853.
No México, país fronteiriço com os EUA, o tempo também é elevado, sendo de 581 dias, na Cidade do México, para ser entrevistado por um oficial consular.
Leia também: Voos internacionais no Brasil atingem 75% do fluxo antes da pandemia
Siga nosso Instagram: @balityviagens