Foi definido, pela Comissão Europeia, a implantação da necessidade de autorização específica para entrada na Europa, de viajantes de países que não precisam de visto hoje. A autorização, chamada ETIAS, deve estar em funcionamento até o início de 2023.
Hoje, os viajantes brasileiros não precisam de autorização ou visto para circulação no espaço Schengen, por até 90 dias, pois estão isentos de visto para o espaço.
Com a implantação do novo sistema, brasileiros precisarão de autorização, solicitada de forma online, com o pagamento de uma taxa de UE$ 7 para ingresso no território europeu, a partir do fim de 2022. Tal documento é necessário para viagens de turismo, comercial, trânsito e médicos.
Aqueles que solicitarem a ETIAS, e forem portadores de passaporte brasileiro, serão rastreados por bancos de dados de segurança europeu, sendo que a triagem é realizada com todos os solicitantes, para que se evite possíveis ameaças aos países que compõe a União Europeia.
REQUISITOS
Hoje, brasileiros estão isentos de qualquer autorização para entrada na Europa, devendo apresentar passaporte para estada de até 90 dias no continente. A partir de 2023, será necessária a apresentação do ETIAS, sendo que para obtê-lo é necessário:
• Passaporte brasileiro válido por até 03 meses, além da data da viagem prevista;
• Cartão de crédito ou débito para pagamento da taxa de autorização;
• Endereço de e-mail para recebimento do ETIAS.
Leia também: Acordo positivo, impactante e previsível, dizem especialistas sobre Gol e Avianca
Siga nosso Instagram: @balityviagens