O grupo Latam e a Airbus realizaram o primeiro voo de entrega de aeronave (Ferry Flight) usando Combustível Sustentável de Aviação (SAF). O novo A320neo da frota da Latam fez o trajeto entre a fábrica da Airbus em Toulouse (França) e Fortaleza (Brasil) com 30% de SAF feito a partir de óleo de cozinha utilizado e misturado ao combustível convencional. A chegada da aeronave marca mais um passo da companhia para diminuição do uso de combustível e das emissões de CO2.
A Latam prevê ultrapassar a marca de 100 aeronaves da família A320neo em toda a sua operação até 2030. Até o final deste ano, o grupo deve ter pelo menos 31 aeronaves do modelo em uso, tendo assim uma frota de 323 aviões no total.
O SAF é produzido com matérias-primas sustentáveis como resíduos, gorduras, óleos, entre outros, gerando assim um produto final sintético e com baixo teor de CO2. O montante de 30% de SAF junto do combustível utilizado no voo tem um fator de redução de aproximadamente 80% do ciclo de vida do CO2 em comparação com o combustível convencional, segundo o Default Life Cycle Emissions Values for CORSIA Eligible Fuels, da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).
“Este voo é resultado da sinergia de trabalho entre Latam e Airbus, e representa um dos avanços mais concretos do grupo em sua agenda de uso do SAF. No ano passado, anunciamos nosso interesse de alcançar 5% de uso de SAF até 2030, privilegiando a produção na América do Sul. Esta decisão está baseada na nossa convicção de que os combustíveis sustentáveis de aviação serão importantes para a descarbonização de toda a nossa indústria” disse o CFO do Grupo Latam, Ramiro Alfonsín.
O executivo completa: “a quantidade de SAF disponível a nível mundial atualmente é limitada, e o acesso a este combustível na América do Sul continua sendo um dos grandes desafios que enfrenta a descarbonização da indústria. A América do Sul tem um grande potencial de produzir o SAF, e com ele trazer contribuições significativas à ação climática. Por isso, é importante avançar em uma agenda que envolva os diferentes setores para promover sua produção em nossa região”.
O A320neo traz economia de combustível de 15% se comparado à tecnologia anterior da Airbus, podendo atingir 20% em voos longos. Segundo os dados da fabricante, desde sua chegada ao mercado, a família A320neo evitou a produção aproximada de 20 milhões de toneladas de CO2 e uma diminuição de até 50% de poluição sonora.
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