A Michelin anunciou que o Guia Michelin está de volta ao Brasil e vai voltar com a atualização de suas seleções de restaurantes nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, paradas desde o fim de 2020. Assim, as novas seleções de restaurantes de ambas as cidades vão ser reveladas em março de 2024, em data ainda a ser confirmada.
Todas as recomendações gastronômicas do Guia Michelin Rio de Janeiro – São Paulo vão ser atualizadas exclusivamente de maneira digital no site e no aplicativo gratuito do Guia.
Os restaurantes recomendados são selecionados de forma independente pelos inspetores e inspetoras do Guia seguindo a metodologia histórica e universal do Guia, aplicada pela primeira vez no Brasil em 2015.
Os critérios mais relevantes adotados pelos inspetores Michelin em todo o mundo são a qualidade dos ingredientes, a capacidade de dominar as técnicas culinárias, a harmonia dos sabores, a personalidade do chef vista na cozinha e a consistência tanto no menu como nas visitas regulares. Dessa forma, todos esses critérios são avaliados pelas equipes internacionais de inspetores que passam por todos os destinos citados pelo Guia para encontrar os melhores restaurantes e privilegiar os mesmos com as distinções Michelin seguindo um processo de decisão coletiva.
“Temos o prazer de anunciar a retomada de nossas atividades de recomendação gastronômica no Brasil. Isso foi possível graças ao apoio oficial das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, cujo compromisso sincero e permanente é de sublinhar o relançamento das nossas seleções de restaurantes, que voltará a homenagear os melhores estabelecimentos locais e os profissionais de talento responsáveis por eles. As inspetoras e inspetores do Guia Michelin já começaram a voltar a estes restaurantes e agora estão ansiosos para revelar sua próxima edição em março de 2024” disse Gwendal Poullennece, o diretor internacional do Guia Michelin.
O retorno das atividades do Guia Michelin no Brasil conta com o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Prefeitura da Cidade de São Paulo, através de suas respectivas Secretarias de Turismo.
“Associar o destino Rio a uma marca reconhecida e celebrada pelos amantes da boa mesa é motivo de muita alegria. Significa dizer a esse setor e aos profissionais que a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio de sua Secretaria de Turismo, está apostando alto na nossa Cultura que merece respeito, atenção, incentivo, palmas e holofotes. Tão importante como estimular a economia é também valorizar o que os nossos chefs fazem já faz tempo. Viva o Rio e o Guia Michelin”, declarou Daniela Maia, a secretária de Turismo da cidade do Rio de Janeiro.
“A cidade de São Paulo é um polo gastronômico reconhecido mundialmente pelos fãs da gastronomia diversificada. A gastronomia gera, ainda oportunidades de emprego e renda e atrai pessoas do Brasil e do mundo para conhecer de perto os restaurantes criativos que São Paulo concentra. A Prefeitura de São Paulo faz questão de ressaltar o empenho e a paixão dos paulistanos pela gastronomia, por isso estamos muito satisfeitos com a chegada do Guia Michelin, que destaca a diversidade e a riqueza culinária da cidade”, disse Rodolfo Marinho, o secretário municipal de Turismo de São Paulo.
Leia também: Catalunha recebe o título de Região Mundial da Gastronomia 2025
Siga nosso Instagram: @balityviagens