O serviço de Fila Virtual da Clear foi incorporado pela Latam aos voos internacionais para os Estados Unidos. Essa nova ferramenta é considerada uma das soluções digitais na transformação do terminal 4 do aeroporto JFK, em Nova York.
Esse serviço pode diminuir em até 85% o tempo de espera com a checagem da segurança do complexo. Todos os passageiros que usam o terminal para embarcar para Lima, no Peru, Guarulhos, no Brasil, e Santiago, no Chile terão acesso à Fila Virtual.
Na prática, essa ferramenta é uma plataforma online que permite ao passageiro agendar com antecedência o seu lugar na fila da segurança de acordo com o horário de embarque.
Antes da Fila Virtual, o tempo médio de espera nas filas do TSA, ou seja, a agência americana responsável por cuidar da segurança nos aeroportos dos EUA, era de entre 45 minutos e 1 hora. Já com o uso da nova ferramenta, o viajante tem a opção de agendar o seu horário em até 1 hora e meia antes do horário de embarque.
E para acessar o serviço, o passageiro pode usar os links disponibilizados por QR Codes nos locais de check in, no e-mail pré-voo, que direcionam o usuário direto para a página de agendamento. Aliás, os clientes da Latam não pagam nada para utilizar a ferramenta.
O diretor de aeroportos da Latam Brasil, Derick Barbosa, afirma que o intuito da nova implantação é garantir uma experiência cada vez mais ágil, fácil e segura para os usuários. “Por isso, a parceria com a Fila Virtual serve para que os usuários da Latam tenham uma experiência de qualidade no embarque.”
O período de teste da nova ferramenta no JFK, que foi de 9 a 31 de agosto de 2022, já soma 5% de usuários da Latam. Agora, todos os passageiros que usarem o aeroporto para rotas feitas pela Latam poderão utilizar o serviço.
E, conforme mais pessoas ficam sabendo da plataforma e da gratuidade do serviço, esse número tende a ser cada vez maior.
No Canadá, a Fila Virtual é usada pelo nome de Reserve em 10 aeroportos e apresenta resultados muito satisfatórios. Além do Canadá, o aeroporto de Berlim, na Alemanha, também já oferece o serviço.
Ele ainda é usado em bancos, clínicas e órgãos governamentais do México, Peru e Argentina.
A diretora de Novos Negócios da Clear para a América Latina, Lucimar Reis, afirma que a Fila Virtual “devolve aos usuários o tempo perdido nas filas e salas de espera, eliminando aglomerações desnecessárias e agilizando a vida das pessoas, que podem se dirigir ao aeroporto pouco antes da hora marcada para o embarque.”
Reis diz, ainda, que em breve esse serviço poderá ser implantado no Brasil.
A tecnologia também tem previsão de ser incorporada ao aeroporto de Miami no final de setembro. A Latam opera neste aeroporto no terminal J, com rotas para Guarulhos, em 10 voos semanais e Fortaleza, com um voo por semana.
Leia também: Taxas de remarcação de passagens são alteradas pela Gol
Siga nosso Instagram: @balityviagens