Na última quinta-feira a extensão feita na pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Fortaleza nas cabeceiras 13 e 31 já puderam operar normalmente. A extensão conta com duas novas vias de taxiamento e áreas de segurança.
A pista entregue pela Fraport Brasil no ano de 2020 já recebeu a homologação e pode operar em segurança em pousos e decolagens de aeronaves, inclusive as mais pesadas.
“Esse é um ponto muito interessante para aeronaves de grande porte que fazem voos intercontinentais, por exemplo. Elas podem, portanto, levantar voo com mais peso e carregar assim mais combustível, tendo então uma maior autonomia de voo ou simplesmente carrrregando mais carga”, apontou o gerente de infraestrutura da Fraport Brasil, Dominik Casanova.
Por meio desta expansão de 210 metros, a pista do Fortaleza Airport passou de 2.545 para 2.755 metros para pouso e decolagem na cabeceira 31.
Já a cabeceira 13 também conta com 2.755 metros com permissão para decolagens, mas com apenas 2.613 metros para pousos. Para que essa extensão possa ser utilizada também para pousos, o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) deverá fazer a instalação do novo ILS, que é um equipamento de auxílio para pouso. A instalação deve ocorrer ainda em 2021.
Todo esse processo de homologação pelo qual a extensão teve de passar, corre por vários órgãos, como o CINDACTA (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), que aprova as zonas de proteção do aeródromo; a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que faz a verificação de acordo com a conformidade da infraestrutura com o RBAC (Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil) e o ICA (Instituto de Cartografia Aeronáutica), que confecciona e emite as novas cartas aeronáuticas.
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