Ainda esta semana a Anvisa divulgará todos os novos protocolos para os cruzeiros marítimos feitos na costa brasileira, a partir de 5 de novembro, o que ocorrerá com a chegada do MSC Preziosa, coordenado pelas empresas Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros, sendo está as duas operadoras, que gerenciarão a nova temporada de viagens marítimas no Brasil.
1- será necessário que todos os passageiros apresentem o certificado completo de vacinação ( que seja 14 dias após a única dose ou da segunda dose da vacina);
2- todos os passageiros, até mesmo as crianças deverão apresentar o teste PCR que deve ser feito em um prazo máximo de até 72 horas antes do horário do embarque ou resultado do antígeno feito até 24 horas antes.
3- podem ocorrer testagens aleatórias dentro do terminal;
4- todos deverão preencher a Declaração de Saúde do Viajante da Anvisa (preenchimento este que pode ser feito pela internet);
5- Ainda não se definiu a frequência das amostras, mas haverá testes adicionais durante o cruzeiro;
6- Não foi divulgado ainda, mas haverá redução na quantidade de pessoas que poderão ingressar no navio para o cruzeiro;
7- o uso de máscara será obrigatório em alguns ambientes;
8- haverá um programa para atender e isolar os passageiros que apresentarem o exame positivo, e o desembarque será feito após o atendimento;
9- higienização constante e rigorosa dos ambientes.
Esta semana também haverá a assinatura da portaria que liberará os cruzeiros para o Uruguai e a Argentina, este fato será definido ao mesmo tempo que se dará a abertura das fronteiras terrestres.
A Anvisa se pronunciou dizendo que já se reuniu com as empresas marítimas para apresentar todos os protocolos para a liberação. “Durante este encontro foi apresentado pela agência os critérios técnicos para a elaboração da proposta feita para a retomada das atividades, além de ter realizado uma consulta dirigida com o intuito de colher impressões e contribuições do setor. Como parte do processo de discussão das regras sanitárias foram apresentados as empresas de cruzeiros as regras necessárias que terão de ser definidas para atender a Portaria Interministerial 658/2021.”
Em uma parte do seu comunicado a Anvisa deixou claro que o tema principal deste protocolo é a parte que fala sobre a necessidade da vacinação completa dos possíveis passageiros para os cruzeiros. Assim como a necessidade do teste para covid-19, antes e periodicamente durante a viagem, para que assim haja um monitoramento.
Portaria 658
Editada pelos ministros da Segurança Pública, Saúde, Justiça, Infraestrutura e da Casa Civil, a portaria interministerial (Portaria 658/2021), Traz as novas regras que serão impostas nas fronteiras. Além de diversos outros aspectos, a portaria também estabelece as condições nas quais serão necessárias para a retomada das atividades turísticas de cruzeiros no Brasil, que muito provavelmente ocorrerão somente em águas jurisdicionais brasileiras.
Por decisão dos ministros ficou decidido que a retomada só será feita segundo a edição previa da portaria através do Ministério da Saúde, que será responsável por analisar o cenário epidemiológico, além de definir as situações que podem ou não serem consideradas como surtos de covid-19 nas embarcações.
Entretanto, também será necessário que os municípios, que receberão os cruzeiros em seus desembarques apresentem um plano local de operacionalização e a Anvisa dispor, por ato próprio, sobre todos os protocolos sanitários nestas embarcações.
Atualmente a Clia Brasil já está em contato com os 07 estados, sendo 14 destinos que irão receber cruzeiros, pois assim haverá a agilização dos trâmites necessários aos municípios.
Leia também: ITA Airways tem lançamento com 191 voos no total
Siga nosso Instagram: @balityviagens