A Azul Linhas Aéreas deve mais do que dobrar suas operações a partir de 26 de março de 2023 no aeroporto de Congonhas (SP).
A empresa irá ampliar suas operações, passando de 26 para 84 slots, o que deve resultar em mais ofertas de conexões para seus usuários.
Com essa ampliação, a Azul retomará os voos diretos de Porto Alegre e Curitiba para Congonhas, além de iniciar uma nova rota Congonhas-Brasília, e ampliar os voos de São Paulo para BH e Recife, e da ponte aérea com o Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
As vendas devem começar no próximo dia 30, quarta-feira.
O CEO da Azul, John Rodgerson, afirma: “Finalmente teremos uma presença forte em Congonhas. Entramos nele em 2014, mas com poucos voos. Tínhamos apenas 3 slots e voávamos para Curitiba, Porto Alegre e Confins. Em 2018, iniciamos a ponte aérea com Santos Dumont e estamos lutando há anos para ampliar nossas operações neste aeroporto.[…] Os 84 slots que iremos operar no ano que vem em Congonhas representam 10% da nossa malha aérea. Ainda somos humildes em relação aos nossos concorrentes, mas teremos habilidade para retomar os voos para Curitiba, Porto Alegre, Confins e Recife com frequências suficientes”.
41 dos 84 slots foram operados pela Avianca Brasil anteriormente e os restantes são novos.
Novas aeronaves
A Azul está investindo R$1,5 bilhão em 8 novas aeronaves para a ampliação de suas operações em Congonhas. Uma parte delas será entregue até o final deste ano e as demais até março de 2023.
A grande maioria dessas novas aeronaves (A320neo e Embraer) é de última geração, isto é, são mais eficientes em gasto de combustíveis e emitem menos poluentes.
Além disso, a empresa deve trocar o E195-E1, da Embraer, pelo E195-E2, o modelo mais novo.
Operar com dois modelos de aviões é outra vantagem para a companhia, o que a torna mais competitiva, segundo Alex Malfitani, CFO da Azul. De acordo com ele, usar apenas aviões grandes em toda a operação é uma desvantagem, uma vez que não há grande demanda para ele durante todo o dia, mas apenas de manhã e à tarde.
Desse modo, a Azul pode usar uma aeronave grande quando tem bastante viajantes para transportar e uma pequena quando não tem.
Melhorias na infraestrutura e na segurança em Congonhas
O aumento de operações das companhias aéreas se tornou possível, em parte, devido às melhorias realizadas pela Infraero nos últimos anos.
O pavimento, por exemplo, há dois anos, foi recuperado para aumentar a capacidade de drenagem e auxiliar no escoamento mais rápido da água da chuva, o que favorece a aderência do pneu dos aviões à pista e a diminuição do risco de aquaplanagem.
Neste ano, as obras da nova área de escape na pista principal foram finalizadas, junto com a implantação da tecnologia EMAS, que faz uso de blocos de concreto em um muro de contenção para eventuais batidas, no caso de o avião passar dos limites no pouso, e ajuda a desacelerar.
Com base nestas melhorias, a Infraero fez uma solicitação à Anac para o aumento do número de pousos e decolagens no aeroporto, em julho deste ano.
As operações devem passar de 41 para 44 por hora a partir de março do ano que vem. Desse modo, a oferta de voos diários passará para 582.
Com esse aumento, Congonhas deve receber 500 passageiros a mais por hora.
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