O aeroporto de Tocumen, na Cidade do Panamá, inaugurou o terminal 2 no mês passado, sendo ele construído antes da pandemia de COVID-19. Tal visa à facilitação conexões de passageiros sul americanos, que usam o Hub na América Central para chegar a outros destinos como Estados Unidos, México e Caribe.
São 20 fingers para embarque e oito posições remotas, se somando às 34 pontes e 4 remotas o terminal 1. Foram desembolsados US$ 917 milhões, saídos dos cofres públicos do governo panamenho, administrador do aeroporto.
Contando com uma área de 116 mil metros quadrados, quatro andares, chegando até 30 metros de altura de pé direito, bem maior que o T1. E a altura é verificada pelas janelas de vidro que cobrem do chão ao teto. Serão diversas lojas, que serão inauguradas na semana que vem, mantendo o ambiente de shopping center, já presente no T1. E a competitividade também permanece, tendo preços melhor que os terminais estadunidenses e com lojas duty free, com marcas famosas mundialmente. São, ao total, 165 lojas no T1. A praça de alimentação segue o intuito de apresentar diversidade, como no T1, o qual ganhou uma filial da Oliver Garden, rede de comidas dos Estados Unidos. São 650 metros de comprimento, com uma conexão de 112 metros para o T1. Não houve alterações no tempo de conexão, pois os terminais são muitos próximos.
Serão operados somente voos da Copa Airlines no T2 sendo que, os viajantes, mesmo desembarcando no T1, devem se dirigir ao segundo terminal para imigração e retirada de bagagens, tendo em vista o grande número de pessoas viajantes da companhia aérea. Aqueles que só possuem bagagem de mão, e desembarcam no T1 pela Copa, poderão ficar por ali mesmo, sem necessidade de mudança. Aqueles que estão em conexão, somente terão que se dirigir ao portão de embarque para os voos já liberados, caso daqueles oriundos do Brasil. Para quem está indo aos Estados Unidos, será necessária nova inspeção de bagagem no portão de embarque, com a área de raio X isolada até a entrada no avião.
Serão 25 milhões de passageiros anuais, até 2025, conforme previsões da autoridade aeroportuária local. Haverá estação de metrô e novos estacionamentos para o T2. A parte de serviços, backstage, também impressiona pelos caminhos internos de transporte das bagagens, espaços amplos de alfândega e imigração, com um fluxo maior, mais lógico e curto para os passageiros. Serão mais de 7 mil malas em movimento, por hora. No terminal, está localizada a nova sala VIP da Copa Airlines, o Copa Club, com inclusão de área externa e outros lounges de serviço ViP, que serão inaugurados em breve.
São mais de 300 voos diários, hoje, no aeroporto de Tocumen. Antes da pandemia, eram mais de 400.
Leia também: Golpes que usam promoção de viagens para roubo de milhas cresce
Siga nosso Instagram: @balityviagens