A temporada de cruzeiros 2022/2023, prevista para ser a maior dos últimos 10 anos, e com quase 6 meses de duração, recebe a confirmação de mais uma embarcação de cabines.
Desse modo, a oferta de leitos subiu para 780 mil, 47% maior que a da temporada 2019/2020, por exemplo, que foi de 530 mil.
O navio, o MSC Preziosa, foi se juntar aos Costa Firenze, MSC Armonia, Costa Fortuna, MSC Musica, Costa Favolosa, MSC Fantasia, MSC Seaview e ao MSC Seashore, para formar a frota de 9 embarcações que partirão dos portos de Santos (SP), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL) e Itajaí (SC).
Esses navios irão percorrer 184 roteiros e fazer 724 escalas em 17 destinos, que incluem Buenos Aires, Punta del Este e Montevidéu.
Assim, o setor espera criar mais de 48 mil empregos diretos, indiretos e induzidos no Brasil, além de movimentar cerca de 3,8 bilhões de reais na economia, que serão injetados pelos gastos das armadoras, dos cruzeiristas e tripulantes nas cidades portuárias em que os navios irão atracar para embarque, desembarque e visitas durante as viagens.
Essa injeção de capital beneficia setores como o comércio varejista, uma vez que os passageiros sempre compram presentes e lembranças nas cidades portuárias, além dos setores de alimentação, bebidas, transportes antes e/ou depois das viagens, passeios turísticos, hospedagem e transporte nas cidades visitadas e nas portuárias de embarque e desembarque, antes e depois do cruzeiro.
O presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, afirmou que “o setor estava em franco crescimento antes da pandemia. Agora, temos uma temporada de recuperação e retorno para a curva ascendente na qual estávamos, com 9 navios de cabotagem, em que embarcarão milhares de brasileiros e 36 ao longo do curso, que não vinham para cá desde a temporada 19/20 e que trarão estrangeiros para o nosso país”.
Ferraz afirma, ainda, que o setor comemora esse momento de retomada, e que reforça que a saúde e segurança dos hóspedes, tripulantes e cidades visitadas, além do respeito ao meio ambiente serão sempre uma prioridade para a indústria.
Outro motivo de comemoração para as empresas do setor de cruzeiros, é que a próxima temporada marca a volta do Brasil à rota das companhias internacionais. Tanto que, de 7 de outubro de 2022 a 17 de maio de 2023, 36 navios de longo curso farão 309 paradas em 45 destinos espalhados por 15 estados brasileiros, que incluem Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas, o que traz expectativa de uma grande geração de impacto financeiro para a economia nacional nessa temporada de cruzeiros.
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