Sendo o segundo navio da frota da MSC Cruzeiros movido a gás natural liquefeito (GNL),o MSC Euríbia completou, com êxito, os seus testes de sistemas intensivos de águas profundas com uma duração de quatro dias no Oceano Atlântico. Portanto, a seguir o navio deve receber seus toques finais no estaleiro Chantiers de l’Atlantique, em Saint Nazaire, na França, para então ser oficialmente entregue.
O MSC Euríbia vai ser o 22º navio a juntar-se à frota da MSC Cruzeiros e terá capacidade para acomodar até 6.327 passageiros. A embarcação vai ser oficialmente nomeada no dia 8 de junho em Copenhage, na Dinamarca, antes de dar início a sua temporada inaugural no Norte da Europa, saindo do seu porto principal, em Kiel, rumo à Alemanha.
O navio terá tecnologia marítima avançada, bem como o GNL – que está entre os combustíveis marítimos mais limpos disponíveis em escala – para minimizar o seu impacto no ambiente. Assim, ele apresenta uma silhueta nova com um afresco personalizado exclusivo pintado em seu exterior, que representa o compromisso da armadora em preservar e proteger o ambiente marinho. Com autoria de Alex Flämig, artista gráfico alemão, a obra de arte no casco, recentemente concluída após um concurso internacional, visa promover o debate sobre a importância da proteção do ecossistema dos oceanos.
O navio foi nomeado em homenagem à antiga deusa Eurybia, que usou os ventos, o clima e as constelações para domar os mares, ilustrando o objetivo do navio de implantar soluções sustentáveis avançadas para fazer o mesmo. Com uma paleta de cores que remetem o oceano, a obra-prima visual de Flämig é chamada “#SavetheSea” e representa a dedicação incessante da MSC Cruzeiros ao mar e o compromisso de atingir zero emissões líquidas até 2050.
Navio Sustentável
O GNL é um dos combustíveis marítimos mais limpos do mundo disponíveis em escala e pretende desempenhar um papel indispensável na transição para a descarbonização do transporte marítimo internacional. Este combustível reduz substancialmente as emissões locais de poluentes atmosféricos, tais como óxidos de enxofre em até 99% e também óxidos de nitrogênio em até 85%. O GNL também tem um papel de extrema importância na mitigação das mudanças climáticas, já que oferece uma redução de até 20% nas emissões de gases de efeito estufa e está tornando possível a adoção de combustíveis não fósseis sustentáveis, como o bio-GNL e o GNL sintético.
Conforme os combustíveis bio e sintéticos forem se tornando disponíveis, as emissões do MSC Euríbia vão ser ainda mais reduzidas. O GNL é
indispensável para o desenvolvimento de soluções de baixo carbono para transporte marítimo, pois é possível operar tecnologias emergentes, como células de combustível, com GNL até que o bio-GNL, com emissões zero, ou o hidrogênio verde, estejam disponíveis em escala. A MSC Cruzeiros está ativamente envolvida em diversos projetos que visam desenvolver e viabilizar essas tecnologias juntamente de reguladores, academia, estaleiros e indústria.
O navio também vai contar com conectividade de energia originada de terra para diminuir as emissões de carbono no porto, projetados de acordo com o órgão marítimo das Nações Unidas, a Organização Marítima Internacional, os sistemas de tratamento de águas residuais mais avançados, reciclagem abrangente de resíduos, sistema de gerenciamento de ruído irradiado subaquático para ajudar a controlar a perturbação da vida marinha e uma vasta gama de equipamentos de eficiência energética a bordo para otimizar o uso do motor e as necessidades de energia de hotelaria para diminuir ainda mais as emissões.
O MSC Euríbia vai começar a sua temporada inaugural no Norte da Europa em junho deste ano, oferecendo viagens de 7 noites de Kiel, Alemanha, e Copenhague, Dinamarca, para os cativantes fiordes noruegueses, com Geiranger, Ålesund e Flaam inclusos.
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