O Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, informou, no último dia 27, que seis países da África estarão suas fronteiras fechadas com o Brasil, por conta da nova variante de Covid-19, amplamente divulgada.
A restrição, que começou a valer do último dia 29, será para viajantes da Eswatini, antiga Suazilândia, Zimbábue, África do Sul, Botsuana, Namíbia e Lesoto.
Conforme o ministro, em virtude da nova variante do coronavírus, ocorreu o fechamento de fronteiras aéreas de seis países. Tal se dá para a proteção dos brasileiros com o surgimento dessa variante, que representa uma nova fase da pandemia na África. Foi publicada portaria a qual vigora desde o dia 29.
A nova variante do COVID-19, chamada de ômicron, foi considerada como variante que deve se ter atenção, conforme preocupação da OMS. Muitos países e regiões declararam estado de atenção ou emergência, como Israel e Nova Iorque.
A ANVISA, no mesmo dia 27, fez recomendação ao governo sobre a restrição de voos e pessoas oriundas de países sul africanos, como a África do Sul, por exemplo.
O Brasil segue as restrições impostas por diversos países, como Reino Unido, a União Europeia e os Estados Unidos.
Leia também: Descartado novo lockdown nos EUA e há garantia de monitoramento do Ômicron
Siga nosso Instagram: @balityviagens