A Anac acaba de autorizar a Latam Brasil a utilizar o e-Signature, que é um sistema eletrônico de registros de manutenção de aeronaves e componentes aeronáuticos, em toda a sua frota.
Desse modo, a companhia garante que abandonará a impressão de 3,36 milhões de folhas de papel por ano e irá reduzir processos e atividades manuais e orgânicas. Assim, a produtividade dos 716 profissionais de mecânica que trabalham fazendo a manutenção das aeronaves nos aeroportos será ampliada.
Atualmente, a frota da Latam Brasil conta com 132 aeronaves da Airbus e da Boeing. A certificação da Anac foi concedida com base no fato de que a companhia atende a todos os requisitos necessários, estipulados pela Resolução n 458 e da Instrução Suplementar (IS) n 43.9-004 da agência para a liberação do uso de sistemas digitais em substituição aos documentos impressos.
Mauro Jun, diretor de qualidade da Latam Brasil, afirma o seguinte: “atualmente, somos a única companhia a usar o registro eletrônico em todos os aeroportos em operação no país. A tecnologia é uma aliada para que nossos mecânicos executem suas atividades por meio de processos cada vez mais seguros e eficientes, ampliando a disponibilidade das aeronaves para a operação dos voos”.
Como o e-Signature torna a manutenção da Latam Brasil mais eficiente
O e-Signature substituiu o registro impresso das ordens de serviço de manutenção programada, como limpeza, inspeções diárias e mensais, além de troca de peças e itens de segurança das aeronaves.
Afinal, de acordo com as regras aeronáuticas, todas as atividades de manutenção devem possuir um registro técnico. Isso é preciso para identificar qual o procedimento foi feito, por quais profissionais, o período em que a ação foi realizada e as referências de manual usadas.
Com a nova medida, os 716 mecânicos de manutenção programada da Latam terão à sua disposição tablets e iPads nos quais receberão as ordens de serviço e terão acesso aos manuais de manutenção.
E a cada etapa da manutenção que for realizada, o profissional irá incluir a sua assinatura através de um código pin pessoal e intransferível.
Para o projeto sair do papel, a companhia aplicou mais de 530 mil dólares no e-Signature, liderado pela Garantia da Qualidade da Manutenção, da Latam Brasil, o que incluiu a compra de 438 dispositivos eletrônicos, por exemplo.
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