O Aeroporto de Guarulhos implementou novas exigências para o transporte de líquidos e cremes na bagagem de mão, provocando longas filas no raio-x na noite de quinta-feira (21). Nas redes sociais, passageiros relataram demora no processo de inspeção, que se deveu justamente à atualização das regras.
De acordo com a nova determinação, frascos de cremes, líquidos, géis e pastas devem ter capacidade máxima de 100 ml e estar acondicionados dentro de embalagens plásticas transparentes e vedadas — do tipo ziplock — com limite de 1 litro e dimensões máximas de 20 cm x 20 cm. A medida vale para voos internacionais e para trechos domésticos que façam parte de conexões internacionais.
Antes, recipientes podiam ser transportados soltos dentro das bolsas e bagagens de mão, passando normalmente pelo raio-x. Com a mudança, muitos viajantes foram surpreendidos, gerando filas e inspeções mais rigorosas por parte dos oficiais do aeroporto.
A restrição é determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e está detalhada no site do Aeroporto de Guarulhos, na seção de bagagem.
Regras específicas para embarque com líquidos
- Frascos devem ter até 100 ml; não é permitido transporte de recipientes maiores, mesmo que contenham quantidade menor que o limite.
- Os frascos devem ser acomodados com folga dentro de embalagens plásticas transparentes e vedadas, com capacidade máxima de 1 litro e tamanho máximo de 20 cm x 20 cm.
As novas regras se aplicam a passageiros de voos internacionais, bem como a voos nacionais que utilizem o salão de embarque destinado a voos internacionais (número do voo iniciando com “7”).
Leia também: Latam lidera setor aéreo brasileiro em julho, com 40,8% do mercado
Siga nosso Instagram: @balityviagens