Será permitida a entrada de trabalhadores estrangeiros para vagas nos aeroportos da Alemanha, tendo em vista a escassez de mão de obra, como uma solução temporária ao problema. A informação é do jornal germânico Bild am Sonntag, publicada no domingo último, dia 26/06. Tal reportagem cita o Ministro do Interior, Transportes e Trabalho alemão.
Há um movimento de operadores que laboram nos aeroportos europeus visando a recomposição do quadro de trabalhadores, situação presente atualmente, o que prejudica a rotina e o fluxo de passageiros nos aeroportos, uma vez que a demanda por viagens tem retomado o crescimento em 2022 com o fim das restrições relacionadas à COVID-19.
São longas as filas nas imigrações e nos despachos das companhias aéreas, tudo registrado em diversos jornais europeus. Uma foto do ponto de verificação de segurança no aeroporto de Dusseldorf, no início da semana passada, demonstram as complicações que a escassez de trabalhadores traz, principalmente na temporada de férias, que já se iniciou.
Os responsáveis pelos ministérios do interior, trabalho e transportes iniciarão campanha conjunta para que pessoas interessadas no trabalho possam ser levadas à Alemanha, visando o preenchimento dos cargos vagos, sendo que a estimativa indica que o número necessário de funcionários é de aproximadamente dois a três mil. A campanha irá focar em trabalhadores da Turquia, que podem ser dispensados após alguns meses, tendo em vista que se trata de vaga temporária.
Hubertus Heil, Ministro do Trabalho alemão, informou que as empresas que atuam nos aeroportos devem pagar os salários e providenciar acomodação para os trabalhadores, sendo que isso é feito de forma temporária. Finaliza dizendo que o país quer evitar qualquer forma de dumping ou exploração social.
Leia também: Destinos aéreos da Rota das Emoções tem voo pela Azul
Siga nosso Instagram: @balityviagens