A Espanha reabre fronteiras para brasileiros imunizados a partir de 24 de agosto. Os viajantes que saem do Brasil com o programa de imunização completo poderão viajar à Espanha a partir do dia 24 de agosto. O anúncio foi feito pelo Escritório de Turismo espanhol. Anteriormente, o Turismo da Espanha havia dado informações que as restrições iriam prosseguir, mas as coisas mudaram. A Espanha finalmente se juntou a a Alemanha, França, Suíça e Islândia, que já reabriram para brasileiros e outros viajantes que estejam vacinados.
Os visitantes precisarão apresentar um comprovante de vacina que conste a imunização com algum dos fármacos aprovados dentro da UE ou pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em relação Brasil, as vacinas tem aprovação da OMS, incluindo a CoronaVac.
Além dos que se imunizaram, também podem entrar na Espanha aqueles que estão dentro de alguma das seguintes categorias:
- Espanhóis;
- Cônjuges de cidadãos espanhóis ou com união estável que estiver com inscrição em um registro público, ou ascendentes e descendentes dependentes, sempre que viajem acompanhados ou com o objetivo de se reunir com o cidadão espanhol em questão;
- Os que residem habitualmente na Espanha, ou em outros países pertencentes à União Europeia, Estados Schengen Associados, Andorra, Mónaco, Vaticano (Santa Sé) ou São Marinho que se desloquem a esse país, tendo em mãos prova documental desse fato;
- Os que possuem um visto de longa duração que foi emitido por um Estado Membro ou Estado Schengen Associado que estejam indo a esse país;
- Pessoal de transporte, marinheiros e tripulação de aeronaves, que são necessários ao desempenho das atividades de transporte aéreo;
- Diplomatas e consulares, de organizações internacionais, militares, da proteção civil e membros de organizações humanitárias, enquanto no exercício das suas funções;
- Pessoas que comprovem documentalmente motivos de força maior ou necessidade, ou cuja entrada seja permitida por motivos humanitários.
As categorias 1, 2, 3, 4, 5 e 6 precisam documentar sua situação com as autoridades de fronteira por meio passaporte, visto, cartão de residência, certidão de casamento, união estável ou livro de família, de acordo com cada caso.
Já em relação a categoria 7, é preciso contactar a Embaixada por meio do e-mail sc.brasilia@maec.es para obter a autorização de viagem com pelo menos três dias úteis de antecedência.
Ainda, ao entrar na Espanha, é preciso apresentar:
1 – Certificado de vacinação com no mínimo 14 dias da última dose da vacina. Vacinas que são aceitas: Pfizer-Biontech, Moderna, Astra-Zeneca, Jansen/Johnson&Johnson, Sinovac/Coronavac e também Sinopharm.
2 – Aqueles que não estejam vacinados e que se encaixem dentro de alguma das outras categorias precisarão apresentar teste negativo de Covid-19 com realização em até 72 horas antes do desembarque na Espanha ou então teste de antígenos realizado 48 horas antes de chegar ao país ou certificado de recuperação da doença, com no máximo 180 dias a partir da data da amostragem.
3 – Os certificados deverão estar em espanhol, inglês, francês ou alemão. Também é preciso preencher o formulário Spain Travel Helth Spain Travel Health que está disponível para download gratuito no Google Play e no App Store.
Leia também: Alemanha abre fronteiras para brasileiros vacinados a partir de domingo (22)
Siga nosso Instagram: @balityviagens